Dúvidas frequentes

1)Quando vai abrir edital de seleção?

Não existem datas pré-definidas para abertura de edital seletivo. A abertura de novas vagas está condicionada à existência de vagas de orientação com cada um dos professores permanentes do Programa,  disponibilidade de bolsas e outros fatores. Você deve acessar o site frequentemente e aguardar a divulgação do edital.

 

2)Como faço para me matricular como aluno isolado?

Caso não seja aluno regular do Programa, o aluno poderá se inscrever nessa modalidade. Para tanto deverá acessar o site, ver as disciplinas disponíveis no semestre, escolher a que lhe interessa, procurar o professor responsável e pedir autorização. Se for autorizado, realizar matrícula dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico por e-mail, enviando CPF e RG, diploma de graduação ou mestrado, ficha de inscrição (disponível do site). A matrícula está condicionada a existência de vagas.

 

3)Sou aluno regular. Como faço para me matricular em uma disciplina de outro programa?

Você deve pedir autorização ao professor responsável pela disciplina e encaminhar junto com um pedido por e-mail para cristina.e@ufsc.br

 

4)Sou aluno regular de outra Pós-Graduação da UFSC. Posso cursar disciplinas neste Programa?

Sim. Você só precisa conversar com o professor responsável para que autorize. Depois disso faz matrícula em seu próprio Programa. Cada aluno só faz matrícula com a secretaria de seu Programa, sempre.

 

5)Não vou fazer nenhuma disciplina esse semestre. Preciso me matricular?

Sim. O aluno sempre precisa se matricular para manter o vínculo com a Universidade. Se não for fazer matéria, matricula-se em “Elaboração de dissertação ou tese”. Isso é válido inclusive para alunos que estão em outra instituição cursando o Estágio Sanduiche.

 

6)Já fiz matrícula em Seminários uma vez, preciso me matricular todo o semestre?

Não. Seminários é uma disciplina onde você só se matricula uma vez, porém deve assistir até completar o numero de créditos adequados para ter o conceito. Quem controla a frequência é a coordenação do Programa.

 

7)Como faço matricula no estágio de docência?

Você deve entregar a seguinte documentação à Secretaria do Departamento da Disciplina de interesse na Graduação (BEG, ECZ, BQA, FMC, etc): 1. Formulário de pedido de Estágio de Docência 2. Plano de ensino completo da disciplina de graduação em questão 3. Plano de trabalho do Mestrando ou Doutorando na disciplina de graduação, especificando o número de horas-aula sob sua responsabilidade. Depois do estágio ser aprovado na Graduação, ele é submetido ao Colegiado da Pós. Só depois a matrícula é realizada pela secretaria.

 

8)Sou obrigado a fazer Estágio de docência?

O estágio é obrigatório somente para doutorandos com bolsa da CAPES. Mesmo assim, os Programas de Pós-Graduação da Secretaria Integrada recomendam fortemente que todos os alunos de mestrado e doutorado cursem pelo menos uma vez essa disciplina.

 

9)Como recebo conceito em Estágio de docência?

Após a realização das atividades, o aluno deve pedir ao professor que envie o conceito do estágio de docência por e-mail para a secretaria.

 

10)Posso validar disciplinas?

Sim. Você pode fazer o pedido ao colegiado e este definirá se o pedido é viável ou não, de acordo com a ementa das disciplinas e o trabalho do aluno. O pedido de validação deve conter: requisição de validação (carta ao colegiado, não há modelo) assinado pelo aluno e orientador; histórico escolar ou declaração que cursou disciplina, com conceito; programa das disciplinas (contendo número de créditos, ementa, conteúdos programáticos) assinado pelo coordenador ou secretário do Programa onde a(s) disciplina(s) foram cursadas.

 

11)Fiz mestrado e doutorado no mesmo programa. Como validar?

Os alunos de doutorado que desejam validar as disciplinas cursadas no mestrado do mesmo programa só precisam apresentar um pedido formalizado a secretaria, sem necessidade de histórico e ementas.

 

12)Qual o prazo para entrega de proficiência? Como entregar?

O prazo é 12 meses após a entrada no Programa. No mestrado os alunos precisam comprovar a proficiência em inglês, no doutorado precisam comprovar proficiência em inglês e em outra língua, dentro do mesmo prazo. (Caso tenham feito proficiência em inglês no mestrado, podem validar). A entrega é feita por e-mail para  secretaria, não arquivamos cópias nem originais em papel.