Apresentação

Em nível de mestrado, o Programa tem por objetivo a formação de recursos humanos com qualidade e alto nível de comprometimento com a geração e disseminação do conhecimento, com a realização da pesquisa genuína e planejada, com capacidade científica e competência pedagógica para a atuação na docência e, principalmente, na pesquisa na área de Bioquímica. O aperfeiçoamento técnico e a formação docente são direcionados à Área de Bioquímica, com prioridade em desenvolver trabalhos interdisciplinares integrado nos temas das três grandes linhas de pesquisa do Programa.

Em nível de doutorado, o Programa tem objetivos semelhantes daqueles em nível de Mestrado. No entanto, o diferencial do doutor está na capacitação profissional voltada para uma atuação imediata na área de Bioquímica de modo independente, formando núcleos de pesquisa com linhas originais que atendam em primeira mão as necessidades locais, regionais e nacionais sem, no entanto, perder o foco de atuação com qualidade e competência. Espera-se que os egressos do curso de doutorado em Bioquímica tenham a capacidade imediata – diante do novo mercado de trabalho onde atuará – de formular hipóteses originais, planejar e executar pesquisa científica e tecnológica de forma inovadora, independente e imparcial, voltada à temática das Ciências Biológicas e visando à formação de recursos humanos qualificados à condução do pleno desenvolvimento nesta área.

Em resumo, o Programa objetiva a qualificação de docentes e pesquisadores que possam responder com competência às necessidades locais, regionais e nacionais. De um ponto de vista local/regional, ressalta-se o grande número de Instituições de Ensino Superior no estado de Santa Catarina, as quais demandam de mestres e doutores em Bioquímica com formação qualificada, a fim de atuarem nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Para que se atinja esta formação qualificada, além das atividades de pesquisa nas linhas explicitadas no presente documento, o Programa preocupa-se em fornecer um adequado embasamento teórico, através das disciplinas e seminários de pesquisa ofertados regularmente, bem como um ambiente propício à discussão de temas multidisciplinares. Ainda, estimula-se todo e qualquer tipo de intercâmbio que venha a contribuir ao pleno desenvolvimento dos discentes e seus projetos, o que pode ser evidenciado pelo número de convênios nacionais e internacionais mencionados neste documento.