Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração: Bioquímica

Descrição: 
Bioquímica é a única Área de Concentração do Programa, composta por 3 Linhas de Pesquisa: Biologia Molecular e Estrutural, Toxicologia Molecular e Transdução de Sinais. Esta Área de concentração tem um caráter abrangente, já que a mesma representa o ponto central relacionado a todos os projetos de pesquisa vinculados às 3 diferentes Llinhas de Pesquisa. A área congrega atividades de pesquisa e ensino de pós-graduação que examinam aspectos moleculares relacionados a fenômenos relevantes que ocorrem nos meios biológicos. As três diferentes linhas de pesquisa estão intimamente relacionadas entre si, favorecendo a interação entre os grupos de pesquisa coordenados por docentes do Programa. De fato, a linha de pesquisa Transdução de Sinais contribui para elucidar vias de sinalização celular envolvidas em efeitos nocivos de toxicantes, o que é alvo principal de estudo da linha Toxicologia Molecular. Além disso, a alteração de expressão de determinados genes (linha de pesquisa Biologia Molecular e Estrutural) pode ser estudada como fenômeno decorrente da ação de xenobióticos (linha de pesquisa Toxicologia Molecular), além de sua utilização como marcadores de toxicidade. A elucidação de vias celulares de sinalização envolvidas na expressão de genes representa um importante ponto de ligação entre as linhas de pesquisa Transdução de Sinais e Biologia Molecular e Estrutural. Desta forma, todos os grupos de pesquisa interagem cientificamente, possibilitando um ambiente propício para a realização de pesquisa científica.

Linhas de pesquisa
:

Biologia Molecular e Estrutural
Descrição: Nesta linha de pesquisa são estudados os mecanismos de controle de expressão de genes e suas respectivas proteínas, objetivando a correlação entre sua expressão, seqüência e/ou estrutura molecular e a atividade biológica. As abordagens experimentais envolvem clonagem e expressão de genes visando análises estruturais, purificação, cristalização e análise estrutural de proteínas, análise da expressão gênica, modificação genética incluindo a engenharia genômica, metagênese sitio-dirigida, análise genômica e transcripcional.
Pesquisadores participantes: Afonso Celso Dias Bainy, Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk, Carlos Peres Silva e Hernán Fransisco Terenzi. 

Toxicologia Molecular
Descrição: Nesta linha de pesquisa são estudados os efeitos de diversos xenobióticos sobre parâmetros bioquímicos, morfológicos e comportamentais, utilizando mamíferos (principalmente roedores), peixes, moluscos e crustáceos como modelos experimentais. São avaliados os efeitos da exposição aos xenobióticos sobre vários parâmetros bioquímicos de diversos tecidos ex vivo e in vivo, além de estudos in vitro. Os principais parâmetros bioquímicos avaliados são a atividade de proteínas (principalmente enzimas), a expressão de proteínas e os níveis de moléculas de baixo peso molecular (principalmente marcadores de dano). Nesta linha, são enfatizados os estudos acerca de mecanismos moleculares de toxicidade, caracterização de biomarcadores de toxicidade e investigação de potenciais agentes terapêuticos contra efeitos deletérios de xenobióticos. Nesta linha de pesquisa, uma grande ênfase é dada ao estresse oxidativo induzido por toxicantes, assim como ao potencial efeito benéfico de compostos antioxidantes.
Pesquisadores participantes: Afonso Celso Dias Bainy, Alcir Luiz Dafré, Alexandra Susana Latini, Andreza Fabro de Bem, Marcelo Farina e Rozangela Curi Pedrosa.

Transdução de Sinal
Descrição: 
Nesta linha de pesquisa são abordados os mecanismos de transdução de sinais de diferentes mediadores endógenos e/ou exógenos como: hormônios, vitaminas, neurotransmissores, compostos naturais de origem de plantas medicinais, análogos, metabólitos, fármacos e fitofármacos que possam estar envolvidos em processos fisiopatológicos. São estudados os efeitos imediatos, mediatos, sub-crônicos e crônicos das diferentes substâncias em modelos experimentais “in vivo”, “ex vivo”, principalmente em roedores e aves e em modelos “in vitro” com órgãos inteiros, fatias, células isoladas, cultura de células primárias e linhagens celulares, bem como, o estudo de atividades de enzimas in vitro e estudos de ligação ligante-receptor em sistemas de membranas.  Os principais objetivos são o estudo da ação e do mecanismo de ação destes diferentes compostos em modelos experimentais que expressem o alvo e a especificidade de ação de tais substâncias em vias de transdução de sinais importantes na homeostasia celular e metabólica.
Pesquisadores participantes: Ana Lúcia Severo Rodrigues, Ariane Zamoner Pacheco de Souza, Carla Inês Tasca, Fátima Regina Mena Barreto Silva, Nelson Horacio Gabilan e Rodrigo Bainy Leal.