Prêmio CAPES de tese – Menção Honrosa a tese do PPGBQA/UFSC

02/10/2020 14:44

É com imensa satisfação que Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFSC comunica que a tese da Dra. Fernanda Neutzling Kaufmann foi agraciada com uma menção honrosa pelo Prêmio CAPES de Tese 2020, na área Ciências Biológicas II. A tese intitulada “Envolvimento do inflamassoma NLRP3 e do imunorreceptor CD300f no transtorno depressivo maior” foi orientada pela Dra. Manuella Kaster, do PPG BQA UFSC, e co-orientada pelo Dr. Hugo Peluffo, do Instituto Pasteur de Montevideo, Uruguai.

Parte do trabalho apresentado foi recentemente publicado na revista internacional Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), e contou ainda com a colaboração da Dra. Gabriele Ghisleni da Universidade Católica de Pelotas. Através deste trabalho, mecanismos importantes para o campo de estudo da neuroinflamação e dos transtornos psiquiátricos foram desvendados, como o papel dos receptores microgliais CD300f no controle do metabolismo microglial e seu impacto no comportamento emocional e na depressão.

A 15a Edição do Prêmio Capes de Tese bateu recorde de inscrições com 1.420 teses submetidas para avaliação. Os trabalhos foram avaliados e selecionados pela originalidade, o caráter inovador, e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social.

Parabenizamos todos os pesquisadores envolvidos nesta tese, que vem desenvolvendo pesquisa científica de qualidade e impacto na área.

“CD300f immunoreceptor is associated with major depressive disorder and decreased microglial metabolic fitness”