Disciplinas de temas especiales

Disciplinas de Tópicos Especiais:
(Disciplinas oferecidas por professores convidados ao programa, não são regulares no currículo)

BQA510041 – Estudos Avançados em Pesquisa I
Nº de Créditos: 03 (45 Horas-Aula) – Oferecida em 2022-1
Docente: Prof. Dr. Maicon R. Kviecinski
Ementa: Componentes e dâmica de funcionamento do sistema imune. Bioquímica estrutural e atividade de moléculas envolvidas com as respostas imunes humorais e celulares. Citocinas e seus receptores. Biossinalização e transdução de sinal. Imunidade inata e adquirida. Hipersensibilidade, autoimunidade, resposta inflamatória e imunopatologia. Imunidade especializada nas barreiras epiteliais e tecidos imunoprivilegiados. Imunidade aos tumores. Diagnóstico e tratamento de doenças baseados em compostos biológicos derivados do sistema imune. Métodos de pesquisa com princípios bioquímicos e imunológicos.

BQA510041 – Estudos Avançados em Pesquisa I
Nº de Créditos:
02 (30 Horas-Aula) – Oferecida em 2020-1, 2020-2 e 2021-1
Docente: Profa. Dra. Joana M. Gaspar
Ementa: Produção e veiculação de conhecimentos: paradigmas de pesquisa, interdisciplinaridade e inovação. Projeto de pesquisa: aspectos teóricos e metodológicos. Elaboração de artigos para periódicos indexados em bases de referência internacional. Elaboração de projetos para captação de recursos financeiros internacionais.

BQA510043 – Plano disciplina desafios e inovações
Nº de Créditos: 01 (15 Horas-Aula)
Docente: Profa. Dra. Ariane Zamoner Pacheco de Souza
Ementa: Produção, inovação e veiculação de conhecimentos científicos em Ciências Biológias: Inovação E Tendências Em Ciências Biológicas; Os Impactos Da Pandemia Na Saúde Mental; Os Desafios Para A Equidade Racial na Ciência; Ciência Versus Fake News: Como Combater A Desvalorização da Ciência e o Obscurantismo; As Inovações E Tendências Na Pesquisa Científica em Bioquímica; O papel das Ciências Biológicas no enfrentamento das questões envolvendo a Política Ambiental do Brasil no Século XXI.

BQA410023 – Tópicos Especiais em Bioquímica: Redação Científica e Acadêmica
Nº de Créditos: 05 (75 Horas-Aula) – Oferecida em 2019-2 e 2020-1
Docente: Profa. Dra. Alexandra S. Latini
Ementa: Importância da redação científica na divulgação dos resultados da pesquisa. A disciplina aborda a estrutura lógica para a elaboração de diferentes manuscritos acadêmicos e científicos e fornece aos estudantes noções básicas de redação. Inclui métodos de planejamento e organização de projetos e textos científico, notação de acordo com o sistema internacional de unidades (incluindo notação de medida seguida de unidade), descrição padrão das unidades medidas, uso apropriado de termos bioquímicos (expressão, conteúdo protéico, etc.), elaboração de hipóteses baseado na problemática, definição de objetivos (geral e específicos), apresentação de resultados, formas de discussão, etc. A disciplina tem caráter prático o que permitirá capacitar os discentes do programa de pós-graduação em Bioquímica a elaborar textos que permitam a apresentação apropriada de tesis, artigos científicos, projetos de pesquisa, etc. Os alunos estruturarão a escrita de projetos de pesquisa que poderão ser submetidos posteriormente às instituições de fomento para financiamento, de artigos que poderão ser submetidos para publicação, etc.

Tópicos Especiais em Bioquímica – Estrutura, metabolismo e sinalização lipídica
Nº de Créditos: 03 (45 Horas-Aula) – Oferecida em 2020-1
Docentes: Ariane Zamoner e Andrés Trostchansky
Ementa:

BQA510040 – Structure-functions of ion channels
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – Oferecida em 2019-2
Docentes: Prof. Dr. Romain Guinamard  (France PVB/CAPES-PRINT) e Prof. Dra. Fátima Regina Mena Barreto Silva
Ementa: The course addresses the basic understanding of cellular electrophysiology, comprising first the physiological aspects of cells, the main recording techniques to evaluate cell bioelectricity and practical classes on patch clamp single channels.

BQA410022 – Tópicos Especiais em Bioquímica: Introdução ao Uso de Modelos Animais para o Estudo de Mecanismos de Nocicepção
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – Oferecida em 2017-1 e 2018-2
Docentes: Dra. Alexandra S. Latini. Professores convidados: Prof. Dr. Ramira Zepeda (Universidad de O’Hhigins, CHILE, e fellow da Harvard Medical School, Harvard University, Boston, USA), Profa. Dra. Nara Quintão (Universidade do Vale de Itajaí, Brasil, e fellow da Harvard Medical School, Harvard University, Boston, USA), Prof. Dr. Roger Walz (Universidade Federal de Santa Catarina), Prof. Dr. Victor Túlio Ribeiro de Resende (Universidade Federal de Rio de Janeiro), Eduardo Grossmann (Presidente as Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor), Dra. Débora da Luz Scheffer (Universidade Federal de Santa Catarina e fellow da Harvard Medical School, Boston, USA).
Ementa: Compreender a fisiologia e anatomia envolvidas nos mecanismos de nocicepção, o mecanismo de acao de analgésicos clássicos e recentemente desenvolvidos, biomarcadores de dor e do tratamento da dor. Mensuração da nocicepção em roedores, desenhos experimentais, e analise estatística. Novas modalidades analgésicas

BQA510023 – Tópicos Especiais em Bioquímica: Conceito e Aplicações da Respirometria de Alta Resolução
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – Oferecida em 2016-1, 2017-1 e 2017-2
Docente: Dra. Andreza Fabro de Bem
Ementa: O objetivo do presente curso é aprofundar e incorporar novos conceitos em relação as aplicabilidades da medida do consumo de oxigênio e da função mitocondrial em diferentes processos fisiopatológicos.

Aspectos moleculares e bioquímicos que regulam a atividade proteolítica extracelular em processos fisiológicos e patológicos
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docentes: Dr. Gustavo Chiabrando, Dra Maria Cecilia Sanchez e Dra. Andreza Fabro de Bem
Ementa: Degradoma, Metaloproteinasas: sus inhibidores y sustratos. Sistema Plasminógeno (Dra Cecilia Sánchez) dictado en 2-3 clases de 50 min cada una. Metodologías de análisis de Metaloproteinasas (Alejandra Saragusti). Estrategias de inhibición de MMPs. Dinámica Molecular y Docking para el estudio de inhibición de MMPs. MMPs en patologías: Ateroesclerosis.  Neovascularización y MMPs e inhibidores. Convênio CAPES/SPU (Brasil-UFSC/Argentina-UNC)

Curso avançado de microscopia de fluorescência I
Nº de Créditos: 01 (15 Horas-Aula) -2014
Docentes: Dr. Carlos Mas, Dra. Cecilia Sampedro, Dr.  Guillermo Gomez e Dra.  Andreza Fabro de Bem
Ementa: Microscopia Óptica e de Fluorescência. Imagens Digitais. Microscopia Confocal. Microscopia de filtro giratório (DSU). Microscopia de Fluorescência usando reflexão interna total (TIRFM). FRAP. FCS. FRET.

Curso avançado de microscopia de fluorescência II
Nº de Créditos: 01 (15 Horas-Aula) – 2014
Docentes: Dr. Carlos Mas, Dra. Cecilia Sampedro, Dr.  Guillermo Gomez e Dra.  Andreza Fabro de Bem
Ementa: Prática I: Aquisição de imagens de fluorescência em preparados fixados. Prática II: Colocalização. Prática III: FRET.

BQA 410004 – Espectrometria de massa de proteínas e peptídeos
Nº de Créditos: 01 (15 Horas-Aula) – 2014
Docente: Hernán F. Terenzi
Ementa: Espectrometria de massa de proteínas e peptídeos: Princípios e Aplicações. Uso de Bioinformática em análises de espectros de massa de peptídeos.

BQA 510016 – Estresse oxidativo, transdução de sinal e biomedicina
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docente: Rozângela C. Pedrosa
Ementa: Geração de espécies reativas e radicais livres por sistemas biológicos. Biossinalização mediada por radicais livres do oxigênio e nitrogênio. Estresse oxidativo: conceitos e toxicidade. Defesas antioxidantes: antioxidantes e enzimas citoprotetivas. Regulação dos processos de apoptose, necrose e autofagia por radicais livres e o desenvolvimento de câncer e doenças degenerativas. Principais métodos analíticos para avaliação in vivo e in vitro do estresse oxidativo, defesas antioxidantes e morte celular.

BQA 4221000 – Interações neuro-imuno endócrinas
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) -2014
Docentes: Prof. Susana E. Rubiales de Barioglio,  Prof. German A. Roth e Prof. Alexandra Susana Latini
Ementa: Bases funcionais e estruturais do sistema imune. Imunidade inata. Imunidade adaptativa. Polarização das respostas. Imunidade das mucosas, resposta inflamatória e respostas imunes induzidas por estresse. Controle neuroendócrino da função imunológica. Mensageiros químicos envolvidos em interações neuroinmuno-endocrinas. Ativação do eixo hipotálamo-hipofise-adrenal por citocinas. Inflamação, mudanças comportamentais e depressão. A Grelina no sistema nervoso central. Grelina, imunidade e motivação. Interações neuro-imune-endócrinas e drogas de abuso. Interações neuro-imune- endócrinas e doenças auto-imunes e do sistema nervoso central.Técnicas aplicadas ao estudo de processos endócrinos e neuro-imunes.

BIO510023 – Conceito e aplicações de respirometria de alta resolução
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docente: Andreza Fabro de Bem (Coordenador) e Dr. Antonio Galina Filho (Instituto de Bioquímica Médica, IBqM, UFRJ)
Ementa: O objetivo do presente curso é aprofundar e incorporar novos conceitos em relação as aplicabilidades da medida do consumo de oxigênio e da função mitocondrial em diferentes processos fisiopatológicos.

BQA510025 – Educação em ciências
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docente: Alcir Luiz Dafré
Ementa: Conceitos básicos de cienciometria: abordagens de parâmetros de análises de cienciometria e bibliometria nos bancos de dados ISI (Web of Science), Scopus e PubMed. Exercícios práticos de calculo de citações, fator H, etc. Conceito de Metodologia Científica: “Como ensinar ciências?”. Uma abordagem do pensamento crítico e interrogativo. Planejamento, organização de Oficinas de Ciências destinadas a diferentes públicos: i) estudantes de ensino fundamental, ii) estudantes de ensino médio e iii) professores de ciências da vida (química, biologia e física).

BQA 510020 – Estímulos microbianos e sinais estéreis envolvidos na ativação da resposta inflamatória
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docentes: Dra. Andreza Fabro de Bem (Coordenador), Dra. Claudia E Sotomayor Dra. Silvia Correa, Dr. Pablo Iribarren e Dra. Mariana Maccioni
Ementa: O objetivo do presente curso é aprofundar e incorporar novos conceitos em relação aos aspectos celulares e moleculares da resposta imune inata e a resposta inflamatória, dos mecanismos regulatórios e a sua associação a patologias do Sistema Nervoso Central.

BQA 510012 – Exercício físico e neuroplasticidade
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docentes: Dra. Alexandra Susana Latini e Dr. Aderbal Silva Aguiar Jr.
Ementa: Efeitos e mecanismos básicos do exercício físico no sistema nervoso central (SNC), com foco em mecanismos de neuroplasticidade, estresse oxidativo e neurodegeneração.

BQA 510015 – Imunobiologia do envelhecimento
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) -2014
Docentes: Dra. Alexandra Susana Latini, Dra. Ariane Zammoner Pacheco e Professores convidados da UNC/Argentina
Ementa: Introdução às bases de imunosenescência, descrição do funcionamento em estados fisiológicos e patológicos.

BQA510022 – Microscopia eletrônica e cultura de células do sistema nervoso central
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docentes: Dra. Alexandra Susana Latini e docentes convidados: Gabriela Casanova e Silvia Bravo Olivera (IBBCE, Montevidéu Uruguai)
Ementa: Devido aos avanços nas diversas áreas de conhecimento da Biologia, surge a necessidade de oferecer aos estudantes de pós-graduação uma proposta acadêmica que reúna os elementos de Biologia Celular Ultraestrutural em células do sistema nervoso central, para alcançar a total compreensão acerca da problemática dos processos biológicos e bioquímicos. Desta maneira, se incentivará aos estudantes uma visão dinâmica dos eventos que, desde o nível molecular, se projetam aos aspectos morfológicos celulares. É neste aspecto que a Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) é uma ferramenta de grande utilidade na área de Biociências, razão pela qual conhecer os procedimentos de preparação das amostras se torna um dos passos fundamentais para interpretar adequadamente os resultados obtidos.

BQA510025 – Tópicos Especiais em Bioquímica: Química, toxicología y fotoremediación ambiental
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2014
Docentes: Dr. Mariano Teruel (Universidad Nacional de Córdoba – UNC), Dr. Juan E. Argüello (UNC), Dra. María Belén Blanco (UNC), Dra. Miriam Virgolini (UNC) e Dr. Boris U. Stambuk (PPG-BQA, UFSC).
Ementa: Comprender los ciclos biogeoquímicos de los sistemas ambientales. Estudiar la cinética y mecanismos de los procesos degradativos de distintos compuestos orgánicos y su impacto ambiental. Caracterizar y discutir los efectos sobre la salud de los principales contaminantes ambientales. Discutir nuevas metodologías para la mitigación de la contaminación ambiental por técnicas fotooxidativas avanzadas.

BQA510026 – Tópicos Especiais em Bioquímica: Radicales libres, especies reactivas y modificaciones oxidativas en proteinas: mecanismo bioquímico y relevancia biológica
Nº de Créditos: 01 (15 Horas-Aula) – 2014
Docentes: Andreza Fabro de Bem (Coordenador), Prof. Rafael Radi e Profa. Silvina Bartesaghi Hierro, Facultad de Medicina – Universidad de la República Montevideo, Uruguay
Ementa: Mecanismos bioquímicos e relevância biológica de radicais livres, espécies reativas e modificações oxidativas em proteínas.

BQA5100-13 – Tópicos Especiais em Bioquímica :Cultura de células de mamíferos e suas aplicações
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2013
Docente: Marcelo Farina (Coordenador), Mariana Appel Hort e Danúbia Bonfanti dos Santos
Ementa: Aspectos gerais sobre células animais e cultivo de linhagens celulares. Obtenção de linhagens de células de origem animal. Técnicas de cultivo de células. Infra-estrutura, reagentes e esterilização de material. Contaminações neste tipo de ambiente. Manutenção, criopreservação e caracterização de linhagens celulares. Aplicações de cultura celular em ensaios biológicos.

BQA510014 – Eletrofisiologia e Path Clamp – Aplicações em Neurociências
Nº de Créditos: 01 (15 Horas-Aula) – 2012
Docente: Alexandra Susana Latini e  Profa. Dra. Mariela Perez (conviada)
Ementa: Conceitos básicos de excitabilidade e mecanismos. Fundamentos teóricos das técnicas de eletrofisiologia. Aplicações.

BQA- 410017 – Espectrometria de massa
Nº de Créditos: 01 (15 Horas-Aula) – 2010
Docente: Hernán F. Terenzi
Ementa: Fundamentos técnicos de espectrometria de massa e aplicações. A proteômica depende nos dias de hoje amplamente na identificação de proteínas por espectrometria de massa. Neste curso será discutido: 1. Fundamentos da separação de proteínas para análise por espectrometria de massa; 2. Modos de ionização e analisadores de massa; 3. Sequenciamento de novo de peptídeos através de MS/MS. Idioma: Inglês.

BQA410009 – Bases celulares e humorais da imunidade inata e resposta inflamatória
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2010
Docentes: Dra. Claudia E Sotomayor, Dra. Silvia Correa, Dr. Pablo Iribarren, Dra. Mariana Maccioni Departamento de Bioquímica Clínica-CIBICI-CONICET (Centro de Investigaciones en Bioquímica Clínica e Inmunología). Facultad de Ciencias Químicas. Universidad Nacional de Córdoba. Argentina e Dra. Andreza Fabro de Bem.
Ementa: Aprofundar e incorporar novos conceitos em relação aos aspectos celulares e moleculares da resposta imune inata e a resposta inflamatória, dos mecanismos regulatórios e a sua associação a patologias do Sistema Nervoso Central.

BQA 410008 – Fundamento e técnicas de microscopia eletrônica aplicada à biologia celular
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2010
Docente: Ana de Paul, Jorge Mukdsi, Alexandra Susana Latini
Ementa: Elementos básicos de óptica eletrônica, das lentes eletrostáticas e magnéticas, alinhamento da coluna, calibragens e problemas de aberrações. Preparação de espécimes biológicas para exame ao microscópio eletrônico. Técnicas de marcação de macromoléculas com radiotraçadores associadas às técnicas de microscopia eletrônica.

BQA 410011 – Atualizações em técnicas de biologia molecular
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2010
Docente: Fátima Regina Mena Barreto Silva (UFSC) e Prof. Dr. Christelle Delalande-Lecapitaine
Ementa: Introduzir diferentes técnicas de biologia molecular, estudar a expressão de genes em condições basais e induzidas por hormônios exógenos, praticar as diferentes técnicas de sequenciamento de genes e fazer a analise qualitativa e quantitativa de genes de expressados em células secretoras e germinal, analise de publicações recentes.

Introdução à glicobiologia
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2009
Docentes: Fernando Irazoqui; Alexandra Latini
Ementa: O desafio da glicobiologia é tentar definir as funções biológicas dos carboidratos unidos a proteínas e membranas, e determinar os mecanismos através dos quais esses glicocompostos exercem as suas funções biológicas. Este curso pretende introduzir ao aluno de pós-graduação nesta área do conhecimento enfatizando na descrição das estruturas glicídicas ordinariamente presentes nos organismos vivos, nas diferentes rotas metabólicas envolvidas na síntese, no papel dos glicocompostos nos processos biológicos, e na maduração dos glicanos através da evolução. Será também analisado o envolvimento dos glicanos em diferentes patologias. Finalmente, serão discutidas as aplicações biotecnológicas destes compostos.

Envolvimento de metaloproteinases em processos fisiopatológicos
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2009
Docentes: Dr. Carlos Mas, Dra. Cecilia Sampedro, Dr.  Guillermo Gomez e Dra.  Andreza Fabro de Bem
Ementa: Direcionado para mestrandos e doutorandos, neste curso será abordado aspectos teóricos e desenhos experimentais in vivo e in vitro direcionado ao estudo de aspectos fisiológicos e patológicos envueltos na remodelação da matriz extracelular da atividade de metaloproteinases. Este curso também permitirá o intercâmbio de conhecimentos e experiencias entre os professores e alunos da Universidade Nacional de Cordoba e da Universidade Federal de Santa Catarina.

Bases bioquímicas e moleculares da cronobiologia
Nº de Créditos: 02 (30 Horas-Aula) – 2009
Docentes: Dr. Mario E. Guido, Dr. Eduardo Garbarino-Pico eDra. Maria Ana Contin
Ementa: O presente curso de pós-graduação corresponde a um curso de doutorado/mestrado de formação específica. É dirigido a alunos universitários de pós-graduação da área biomédica. Constará de aulas teóricas e seminários de discussão sobre os aspectos moleculares, bioquímicos e fisiológicos dos ritmos biológicos segundo se detalha no programa em anexo, bem como as aplicações da cronobiologia na vida cotidiana e nas ciências da saúde.