Estágio pós-mestrado

Entende-se por estágio de pós-mestrado as atividades de pesquisa e/ou extensão realizadas junto ao programa de pós-graduação da UFSC por portador do título de mestre, acompanhado por uma/um supervisora/supervisor.

Poderão realizar estágio de pós-mestrado na Universidade as/os portadoras/portadores do título de mestre, não integrantes do quadro de pessoal da Universidade, que tenham condições de assumir as suas atividades e carga horária semanal definidas no plano de trabalho, não podendo ser inferior a 10 (dez) horas semanais, e que não tenham realizado previamente outro pós-mestrado, de qualquer duração, em qualquer instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira.

A duração do estágio de pós-mestrado será de, no mínimo, 3 (três) e de, no máximo, 12 (doze) meses.

Matrícula em Estágio Pós-Mestrado

O ingresso para estágio pós-mestrado acontece em fluxo contínuo. Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição e entregar a documentação ao Programa de Pós-Graduação. Para formalização do pedido de matrícula, os candidatos devem providenciar os seguintes documentos:

I – Formulário de inscrição preenchido via sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG);

  • Os candidatos deverão requerer à Secretaria Integrada de Pós-Graduação o acesso ao Formulário.

II – Carta de aceitação da/do professora/professor supervisora/supervisor vinculada/vinculado ao programa de pós- graduação pretendido;

  • a carta de aceitação deve incluir o período de início e de término do Estágio Pós-Mestrado, no formato “dia/mês/ano”, considerando a duração de no mínimo três e de no máximo doze meses;

III – Cópia do diploma de mestre ou declaração de defesa e aprovação da dissertação de mestrado;

IV – Curriculum vitae atualizado, gerado na plataforma Lattes; e

V – Plano de trabalho contendo projeto de pesquisa resumido – com, no máximo, 15 páginas –, especificando a carga horária a ser dedicada e o cronograma de execução das atividades.

As atividades previstas no plano de trabalho devem ser realizadas na UFSC, salvo no período da coleta de dados e no caso de cooperação técnica e acadêmica com outras instituições de ensino.

Planos de trabalho que envolvam atividades regidas por normas específicas, sejam relacionadas a questões éticas ou ambientais, deverão vir acompanhados das respectivas licenças ou autorizações.

Após o recebimento dos documentos, a solicitação de matrícula será apreciada pelo Colegiado do PPG e, se aprovada, a Secretaria Integrada de Pós-Graduação tramitará o pedido para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação para registro da matrícula.

Finalização

Ao final do período de permanência na Universidade, a/o estagiária/estagiário de pós-mestrado deverá apresentar à Coordenação do Programa um relatório circunstanciado devidamente avalizado pela/pelo professora/professor supervisora/supervisor, informando as atividades desenvolvidas e, em anexo, a sua produção intelectual. Além do relatório, a/o estagiária/estagiário deve apresentar a Certidão Negativa de Débitos na Biblioteca Universitária.

Os documentos devem ser submetidos à apreciação do Colegiado delegado do Programa de Pós-Graduação em até 30 (trinta) dias corridos do término das atividades de pesquisa na instituição.

Após a aprovação do relatório, a Secretaria Integrada de Pós-Graduação encaminhará o processo à PROPG para parecer e autorização com vistas à expedição do certificado de estágio de pós-mestrado.

As informações e procedimentos para realização de estágio pós-mestrado estão dispostas na Resolução Normativa Nº 187/2023/CUn, de 12 de dezembro de 2023.

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo email: administrativo.sipg@contato.ufsc.br