Ações de Extensão

O PPGBQA tem buscado se aproximar cada vez mais da sociedade e, neste sentido, tem realizado diversas ações e campanhas de conscientização para prevenção de doenças e agravos à saúde. Os eventos, ações e projetos de extensão contam com a participação efetiva de docentes e discentes do PPGBQA, bem como de estudantes de graduação e de membros da comunidade. Informações sobre algumas das atividades de inserção social realizadas com a participação de docentes e discentes do PPGBQA estão descritas abaixo:

CurToART: Primeiro concurso de fotografias científicas organizado pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica, junto ao evento “Current Topics in Biochemistry” com o objetivo de promover a divulgação científica e a popularização da ciência.

 

Treinamento Cognitivo para Idosos com Smartphones: O projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Pastoris Muller (PPGBQA) pretende explorar o uso de recursos dos smartphones, incluindo aplicativos específicos para o treinamento cognitivo em idosos. Os aplicativos foram cuidadosamente selecionados e projetados para trabalhar diferentes áreas cognitivas, como memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e habilidades visuais. Além disso, o projeto busca promover momentos de interação e entretenimento, melhorando a qualidade de vida dos participantes.

 

“Projeto Jovens Cientistas – Respirando Ciências” No dia 8 de março de 2023 o discente de Doutorado Gustavo Henrique Pereira Gonçalves, orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Alves de Almeida participou do projeto “Jovens Cientistas – Respirando Ciências”. A ação foi realizada na Escola Barão do Rio Branco no município de Blumenau, com turmas da pré-escola 5 (5 anos de idade). O objetivo do projeto, coordenado pelo Prof. Otto Rodolfo Sasse, é apresentarpara os estudantes a atuação de “jovens cientistas/pesquisadores” de diversas áreas. Gustavo, pesquisador da área de Ecotoxicologia, utilizou slides e material da coleção zoológica da FURB (girinos e rãs-adultas fixados) para apresentar as características e fases de desenvolvimento de anfíbios anuros, bem como os efeitos dos agrotóxicos nestes animais.

 

 

Pré-evento do Current Topics in Biochemistry (2021) -“A Ciência é feita por todos nós”. O tradicional evento Current Topics in Biochemistry contou em 2021 com um Pré-evento, organizado e moderado pelos discentes do PPGBQA e com o tema “A Ciência é feita por todos nós”. O pré-evento, realizado no dia 10 de novembro de 2021 teve como público-alvo alunos do ensino médio e graduação, com o objetivos de discutir e tirar dúvidas sobre a carreira de cientista, graduação e pós-graduação, evidência científica e divulgação científica. O evento contou com uma mesa redonda com a participação da Profa. Dra. Tattiana Gonçalves Teixeira (Departamento de Comunicação e Jornalismo, UFSC) e Profa. Dra. Anelise Maria Regiani (Departamento de Química, UFSC). O evento contou com 94 inscritos (https://curtobiochemistry.ufsc.br/pre-evento-a-ciencia-que-a-gente-faz/). Apoio: FAPESC (Edital PROEVENTOS 2021).

Bate papo com egressos: Desde 26/08/2021 os discentes do PPGBQA têm realizado lives semanais no instagram do programa (@ppgbqa.ufsc) para conversar com egressos do PPGBQA em diferentes áreas de atuação. As lives atraem um público de dentro e fora da academia interessado e com dúvidas a respeito das diferentes opções de carreira e possibilidades após o término da pós-graduação. Já participaram do “Bate-papo com egressos” a Dra. Priscilla Batista Rosa (farmacêutica, ilustradora científica e pós-doc na Suécia), a Dra. Beatriz Bonadiman (biomédica, professora na UNOESC e atuante na divulgação científica), Dra Daína de Lima (química do Laboratório de Biomarcadores de Contaminação Aquática), o Dr. Paulo C. Lock Silveira (professor da UNESC e sócio das startups Regenera e PepNano), a Dra. Fernanda N. Kaufmann (professora na UFPel), a Dra. Marília N. Siebert (bióloga e professora do Instituto Federal de Santa Catarina), a Dra. Fabiana Ourique (farmacêutica e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora), e o Dr. Filipe Gonçalves (farmacêutico e Medical Liason na empresa Sanofi Genzyme).

II Webinar Brasileiro e III Simpósio de Prevenção a Síndrome Alcoólica Fetal (2021). Simpósio organizado pelo Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular, coordenado pela Profa. Dra. Ariane Zamoner P. de Souza (PPGBQA) e o Laboratório de Neuroplasticidade, coordenado pela Profa. Dra. Patricia Brocardo (PPG Neurociências) no dia 9 de setembro de 2021. O simpósio contou com palestras do Dr. Arthur Guerra (Médico Psiquiatra e presidente da CISA), Dra. Ingrid Kandler e Dra. Sandra Martins (neonatologistas), e homenagem à Dra. Conceição Segre (Pediatra e Membro da Academia Brasileira de Pediatria).

Novos caminhos para o conhecimento: oficinas de educação e saúde (2020).Projeto de extensão coordenado pela Profa. Margarete Dulce Bagatini no oeste do Estado foi adaptado com a criação de um subprojeto “Projeto saberes no enfrentamento ao coronavírus” com o objetivo de informar a população e debater ações de prevenção a pandemia causada pelo coronavírus, responsável pela COVID-19.

O Projeto “Imagineformando educadores para uma docência multicultural, inclusiva e inovadora (Licenciatura em Ciências Biológicas)”, que conta a participação do Prof.  Guilherme Razzera (docente permanente do PPGBQA) e é coordenado pelo Professor André Ávila Ramos (CCB/UFSC), foi o vencedor da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques (PPRMM) da Fundação Carlos Chagas (FCC), em 2019.

Programa de prevenção ao uso nocivo de álcool. O PPGBQA está envolvido em estratégias de prevenção ao uso nocivo de álcool, um problema de saúde mundial, através de um conjunto de ações e projetos de extensão coordenados pela docente Ariane Zamoner Pacheco de Souza desde o ano de 2010. As ações de prevenção ao uso nocivo de álcool contaram por cerca de 7 anos com a valiosa colaboração da Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no entorno da UFSC. Essa colaboração se mostrou relevante para a interlocução e acesso dos membros do projeto em comunidades carentes do entorno da UFSC, permitindo dessa forma, uma maior inserção do projeto junto aos indivíduos dessas comunidades. Dentre as atividades vinculadas a esse tema nos últimos 9 anos, destaca-se:

  1. 2019: Organização e divulgação do evento sobre o dia mundial de prevenção da SAF, que aconteceu no dia 09/09/2019, na UFSC.
  2. 2010-2019: Participação com oficinas e palestras na Semana de Pesquisa e Extensão e Inovação da UFSC (SEPEX). Ações de conscientização em centros comunitários, em escolas e em grupos de gestantes, com atividades como palestras, teatro de fantoches, jogos educativos, roda de debates.
  3. Em 2020 ao invés das tradicionais ações de extensão sobre Síndrome Alcoólica Fetal, coordenadas pela Profa. Ariane Zamoner Pacheco de Souza tivemos o “I Webinar Brasileiro e II Simpósio: Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal”, evento organizado pela Profa. Dra. Patricia Brocardo do Departamento de Ciências Morfológicas da UFSC que contou com a colaboração do docente do PPGBQA Ariane Zamoner Pacheco de Souza.

Avaliação da qualidade visual de indivíduos com idade superior ou igual a 55 anos da região oeste de Santa Catarina. Em 2019, foram realizadas ações com grupos de idosos voltadas para a avaliação da saúde visual e orientações sobre como os alimentos podem auxiliar na saúde visual em dois municípios de SC. Realizou-se atividade com a aplicação de questionários. Além disso, foram realizadas palestras referentes às doenças que acometem os idosos, os cuidados com a visão e também como a alimentação pode contribuir com a saúde visual. As palestras foram realizadas com pequenos grupos de idosos e foram realizadas quinzenalmente durante 5 meses consecutivos.

Campanha Julho Verde (2019). Esta atividade, coordenada pela professora Margarete Dulce Bagatini teve o objetivo de conscientizar e prestar informações à população em geral do Município de Chapecó referente ao diagnóstico e medidas preventivas frente ao câncer de cabeça e pescoço.

Oficina de ciências para estudantes de ensino médio – o pão nosso de cada dia  (2017). Atividade organizada pela docente Andreza Fabro de Bem e discentes Letícia galant e Gabriela Cristina de Paula para aproximar a bioquímica de estudantes do ensino médio.