Ações de Extensão
O PPGBQA tem buscado se aproximar cada vez mais da sociedade e, neste sentido, tem realizado diversas ações e campanhas de conscientização para prevenção de doenças e agravos à saúde. Os eventos, ações e projetos de extensão contam com a participação efetiva de docentes e discentes do PPGBQA, bem como de estudantes de graduação e de membros da comunidade. Informações sobre algumas das atividades de inserção social realizadas com a participação de docentes e discentes do PPGBQA estão descritas abaixo:
CurToART: Primeiro concurso de fotografias científicas organizado pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica, junto ao evento “Current Topics in Biochemistry” com o objetivo de promover a divulgação científica e a popularização da ciência.
Treinamento Cognitivo para Idosos com Smartphones: O projeto de extensão coordenado pelo Prof. Dr. Alexandre Pastoris Muller (PPGBQA) pretende explorar o uso de recursos dos smartphones, incluindo aplicativos específicos para o treinamento cognitivo em idosos. Os aplicativos foram cuidadosamente selecionados e projetados para trabalhar diferentes áreas cognitivas, como memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e habilidades visuais. Além disso, o projeto busca promover momentos de interação e entretenimento, melhorando a qualidade de vida dos participantes.
“Projeto Jovens Cientistas – Respirando Ciências” No dia 8 de março de 2023 o discente de Doutorado Gustavo Henrique Pereira Gonçalves, orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Alves de Almeida participou do projeto “Jovens Cientistas – Respirando Ciências”. A ação foi realizada na Escola Barão do Rio Branco no município de Blumenau, com turmas da pré-escola 5 (5 anos de idade). O objetivo do projeto, coordenado pelo Prof. Otto Rodolfo Sasse, é apresentarpara os estudantes a atuação de “jovens cientistas/pesquisadores” de diversas áreas. Gustavo, pesquisador da área de Ecotoxicologia, utilizou slides e material da coleção zoológica da FURB (girinos e rãs-adultas fixados) para apresentar as características e fases de desenvolvimento de anfíbios anuros, bem como os efeitos dos agrotóxicos nestes animais.
Pré-evento do Current Topics in Biochemistry (2021) -“A Ciência é feita por todos nós”. O tradicional evento Current Topics in Biochemistry contou em 2021 com um Pré-evento, organizado e moderado pelos discentes do PPGBQA e com o tema “A Ciência é feita por todos nós”. O pré-evento, realizado no dia 10 de novembro de 2021 teve como público-alvo alunos do ensino médio e graduação, com o objetivos de discutir e tirar dúvidas sobre a carreira de cientista, graduação e pós-graduação, evidência científica e divulgação científica. O evento contou com uma mesa redonda com a participação da Profa. Dra. Tattiana Gonçalves Teixeira (Departamento de Comunicação e Jornalismo, UFSC) e Profa. Dra. Anelise Maria Regiani (Departamento de Química, UFSC). O evento contou com 94 inscritos (https://curtobiochemistry.ufsc.br/pre-evento-a-ciencia-que-a-gente-faz/). Apoio: FAPESC (Edital PROEVENTOS 2021).
Bate papo com egressos: Desde 26/08/2021 os discentes do PPGBQA têm realizado lives semanais no instagram do programa (@ppgbqa.ufsc) para conversar com egressos do PPGBQA em diferentes áreas de atuação. As lives atraem um público de dentro e fora da academia interessado e com dúvidas a respeito das diferentes opções de carreira e possibilidades após o término da pós-graduação. Já participaram do “Bate-papo com egressos” a Dra. Priscilla Batista Rosa (farmacêutica, ilustradora científica e pós-doc na Suécia), a Dra. Beatriz Bonadiman (biomédica, professora na UNOESC e atuante na divulgação científica), Dra Daína de Lima (química do Laboratório de Biomarcadores de Contaminação Aquática), o Dr. Paulo C. Lock Silveira (professor da UNESC e sócio das startups Regenera e PepNano), a Dra. Fernanda N. Kaufmann (professora na UFPel), a Dra. Marília N. Siebert (bióloga e professora do Instituto Federal de Santa Catarina), a Dra. Fabiana Ourique (farmacêutica e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora), e o Dr. Filipe Gonçalves (farmacêutico e Medical Liason na empresa Sanofi Genzyme).
II Webinar Brasileiro e III Simpósio de Prevenção a Síndrome Alcoólica Fetal (2021). Simpósio organizado pelo Laboratório de Bioquímica e Sinalização Celular, coordenado pela Profa. Dra. Ariane Zamoner P. de Souza (PPGBQA) e o Laboratório de Neuroplasticidade, coordenado pela Profa. Dra. Patricia Brocardo (PPG Neurociências) no dia 9 de setembro de 2021. O simpósio contou com palestras do Dr. Arthur Guerra (Médico Psiquiatra e presidente da CISA), Dra. Ingrid Kandler e Dra. Sandra Martins (neonatologistas), e homenagem à Dra. Conceição Segre (Pediatra e Membro da Academia Brasileira de Pediatria).
Novos caminhos para o conhecimento: oficinas de educação e saúde (2020).Projeto de extensão coordenado pela Profa. Margarete Dulce Bagatini no oeste do Estado foi adaptado com a criação de um subprojeto “Projeto saberes no enfrentamento ao coronavírus” com o objetivo de informar a população e debater ações de prevenção a pandemia causada pelo coronavírus, responsável pela COVID-19.
O Projeto “Imagine: formando educadores para uma docência multicultural, inclusiva e inovadora (Licenciatura em Ciências Biológicas)”, que conta a participação do Prof. Guilherme Razzera (docente permanente do PPGBQA) e é coordenado pelo Professor André Ávila Ramos (CCB/UFSC), foi o vencedor da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques (PPRMM) da Fundação Carlos Chagas (FCC), em 2019.
Programa de prevenção ao uso nocivo de álcool. O PPGBQA está envolvido em estratégias de prevenção ao uso nocivo de álcool, um problema de saúde mundial, através de um conjunto de ações e projetos de extensão coordenados pela docente Ariane Zamoner Pacheco de Souza desde o ano de 2010. As ações de prevenção ao uso nocivo de álcool contaram por cerca de 7 anos com a valiosa colaboração da Paróquia da Santíssima Trindade, localizada no entorno da UFSC. Essa colaboração se mostrou relevante para a interlocução e acesso dos membros do projeto em comunidades carentes do entorno da UFSC, permitindo dessa forma, uma maior inserção do projeto junto aos indivíduos dessas comunidades. Dentre as atividades vinculadas a esse tema nos últimos 9 anos, destaca-se:
- 2019: Organização e divulgação do evento sobre o dia mundial de prevenção da SAF, que aconteceu no dia 09/09/2019, na UFSC.
- 2010-2019: Participação com oficinas e palestras na Semana de Pesquisa e Extensão e Inovação da UFSC (SEPEX). Ações de conscientização em centros comunitários, em escolas e em grupos de gestantes, com atividades como palestras, teatro de fantoches, jogos educativos, roda de debates.
- Em 2020 ao invés das tradicionais ações de extensão sobre Síndrome Alcoólica Fetal, coordenadas pela Profa. Ariane Zamoner Pacheco de Souza tivemos o “I Webinar Brasileiro e II Simpósio: Dia Mundial de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal”, evento organizado pela Profa. Dra. Patricia Brocardo do Departamento de Ciências Morfológicas da UFSC que contou com a colaboração do docente do PPGBQA Ariane Zamoner Pacheco de Souza.
Avaliação da qualidade visual de indivíduos com idade superior ou igual a 55 anos da região oeste de Santa Catarina. Em 2019, foram realizadas ações com grupos de idosos voltadas para a avaliação da saúde visual e orientações sobre como os alimentos podem auxiliar na saúde visual em dois municípios de SC. Realizou-se atividade com a aplicação de questionários. Além disso, foram realizadas palestras referentes às doenças que acometem os idosos, os cuidados com a visão e também como a alimentação pode contribuir com a saúde visual. As palestras foram realizadas com pequenos grupos de idosos e foram realizadas quinzenalmente durante 5 meses consecutivos.
Campanha Julho Verde (2019). Esta atividade, coordenada pela professora Margarete Dulce Bagatini teve o objetivo de conscientizar e prestar informações à população em geral do Município de Chapecó referente ao diagnóstico e medidas preventivas frente ao câncer de cabeça e pescoço.
Oficina de ciências para estudantes de ensino médio – o pão nosso de cada dia (2017). Atividade organizada pela docente Andreza Fabro de Bem e discentes Letícia galant e Gabriela Cristina de Paula para aproximar a bioquímica de estudantes do ensino médio.