Egressos
O objetivo e missão do PPGBQA consiste na formação de recursos humanos com alto nível de comprometimento com a sociedade e com a geração e disseminação do conhecimento em Bioquímica. Objetiva-se que o egresso do PPGBQA possua capacidade científica e competência pedagógica para a atuação em docência e pesquisa na área de Bioquímica e também em empresas que necessitem de conhecimentos em Bioquímica. Para o curso de Doutorado espera-se ainda a formação de profissionais capazes de executar pesquisa científica e tecnológica de forma inovadora e independente, formando grupos de pesquisas para atender as necessidades regionais e nacionais. Além disso, o percurso formativo dos egressos do PPGBQA valoriza a formação de um profissional altamente qualificado com atuação e compromisso social, ambiental e ético.
Desde a sua formação (2008), o PPGBQA conta com um total de 82 egressos de Mestrado e 79 egressos de Doutorado, computados desde a primeira defesa em 2011 até dezembro de 2020. As primeiras defesas de Mestrado aconteceram em 2010 e a primeira defesa de Doutorado em 2011. Até o ano de 2012 foram 6 defesas de Doutorado e 31 Mestrados, números que cresceram bastante para 37 defesas de Doutorados e 27 de Mestrado no período de 2013 – 2016, e 36 defesas de Doutorados e 24 Mestrados no período de 2017-2020. A procura pelo PPGBQA tem crescido devido ao aumento da visibilidade do curso e dos docentes, da promoção de eventos como o Current Topics in Biochemistry (em 2018 e 2019) e principalmente do comprometimento dos professores na formação e orientação dos alunos de iniciação científica. Em 2020 realizamos todas as seleções do Programa de forma remota, o que atraiu estudantes de diversas partes do Brasil.
Fig 1. Atuação dos egressos de Mestrado (a) e Doutorado (b) do PPGBQA desde a criação do curso.
Egressos do Mestrado: Com relação ao Mestrado, se avaliarmos os egressos de 2017-2020, 50% (12) está cursando Doutorado (8 no PPGBQA UFSC, 1 no PPG Neurociências UFSC, 1 no PPG Engenharia Química UFSC, 1 PPG em Genética da UFPR e 1 na Universidade Estadual de Maringá-UEM). Os demais egressos estão se preparando para ingressar no Doutorado, concursos públicos, ou estão atuando na sua área de formação. Contudo, se olharmos para um panorama mais geral dos egressos de Mestrado do PPGBQA desde o início do curso (2008), dando mais tempo para que os egressos completem a sua formação, temos:
i) 28,05% (23) Doutorado ou Pós-doutorado em instituições no Brasil;
ii) 20,73% (17) atuação no serviço público na sua área de formação, como nutricionistas, biólogos, farmacêuticos de prefeituras, hospitais e órgão públicos (Secretarias de Saúde, Educação, Prefeituras Municipais, Laboratório Central de Saúde de SC, Laboratório do Hospital Universitário da UFSC, Hemocentro, Hospital São José, Instituto Geral de Perícias, Técnicos laboratoriais na UFSC).
iii) 14,63% (12) são docentes em Universidades Privadas (Universidade do Contestado, Canoinhas-SC; Universidade Católica de Pelotas-RS; Universidade Comunitária de Chapecó, SC; Universidade do Alto Vale do Itajaí SC; UNISOCIESC; Estácio de Sá, SC, entre outras).
iv) 8,54% (7) são docentes e pesquisadores já nucleados em Universidades Públicas (UFSC Florianópolis, UFSC Araranguá, UFSC Curitibanos, UFPR, UFRGS, UFMS).
v) 7,32%(6) são pesquisadores em Universidades no exterior (Reino Unido, Estados Unidos, Hong Kong e Nova Zelândia).
vi) 7,32% (6) empresas e iniciativa privada (Heko Scientific, Roche, Life Length, Laboratório Santa Luzia).
vii) 13,41% (11) outros tipos de atuação ou não foram localizados.
Egressos de Doutorado: Embora o PPGBQA seja um programa jovem, com a defesa da primeira tese de Doutorado em 2011, já possui excelentes números de nucleação dos egressos. Com relação ao perfil de atuação dos egressos de Doutorado podemos destacar:
i) 23,08% (18) atuam como docentes e pesquisadores em Universidades Privadas.
ii) 15,38% (12) atuam como docentes e pesquisadores em Universidades Públicas.
iii) 15,38% (12) pesquisadores no exterior.
iv) 14,10% (11) atuam no serviço público na sua área de formação, como nutricionistas, biólogos, farmacêuticos de prefeituras, hospitais, e técnicos em Universidades e Institutos Federais.
v) 11,54% (9) atuam no ensino básico e fundamental em Institutos Federais.
vi) 10,26% (8) pós-doutorado no Brasil.
vii) 7,69% (6) empresas de biotecnologia e na iniciativa privada.
viii) 3,85% (3) outros tipos de atuação ou não foram localizados.
Egressos de Destaque:
Atuando no exterior:
– TANARA VIEIRA PERES (Mestrado PPGBQA 2011 e PNPD 2017/2018). Fez pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine, onde investigou a participação de vias de sinalização na neurotoxicidade do Mn em Caenorhabditis elegans. Entre 2017 e 2018 foi bolsista PNPD do PPGBQA onde implementou o modelo de C. elegans. Atualmente está no Imperial College London.
– JEAN BORGES BERTOLDO (Doutorado 2013) trabalhou na Universidade de Cambridge (Reino Unido, 2016-2017) e atualmente é Research Associate (Principal Investigator), na Universitaetsklinikum Halle, Martin-Luther-Universitaet Halle (Alemanha), com financiamento próprio do governo alemão (DFG, EFRE). Seu grupo de pesquisa é focado em oncologia molecular e química medicinal em câncer, e desenvolve um projeto focado em proteínas de ligação ao RNA. Seu grupo de pesquisa hoje conta com 3 alunos (1 aluno de Doutorado, 1 aluno de mestrado e 1 aluno de iniciação científica). Já submeteu uma aplicação de patente baseado nos dados iniciais e está atualmente focado nos testes clínicos da molécula que foi desenvolvida com alto potencial anti-tumoral.
– DANIELE KUNZ (Mestrado PPGBQA 2014, Doutorado PPGBQA 2017) atualmente atua como pesquisadora associada na Universidade de Cambridge (Reino Unido). Durante o Doutorado desenvolveu um novo método para análise de intestinos de insetos in vitro, que levou a descobertas sobre as vias bioquímicas envolvidas na internalização de toxinas. Posteriormente, trabalhou na CSIRO na Austrália, usando ferramentas moleculares para identificar genes envolvidos na resistência a pesticidas em insetos e outras pragas agrícolas. Sua linha de pesquisa atualmente está focada no na compreensão do desenvolvimento inicial do embrião aviário, respostas bioquímicas às forças mecânicas durante o desenvolvimento e, em particular, como os sinais mecânicos e bioquímicos interagem para produzir morfogênese.
– ANDIARA ESPINDOLA DE FREITAS (Doutorado PPGBQA, 2014 e PNPD PPGBQA 2017-2019) – Assistant Project Scientist / UC San Diego, USA. Neurobiology Section, Division of Biological Sciences na University of California, San Diego, Estados Unidos. Seu trabalho está focado na caracterização de alterações sinápticas e de plasticidade em doenças neuropsiquiátricas e já orienta alunos de iniciação científica.
– BRUNA LENFERS TURNES (Doutorado PPGBQA 2019) – pesquisadora contratada por concurso na Harvard Medical School (Boston, Estados Unidos) onde coordena o laboratório de dor e comportamento associado ao grupo do Dr. Clifford Wolf.
– DANUSA MENEGAZ (PNPD PPGBQA) realizou pós-doutorado no PPGBQA por três anos e atualmente trabalha como eletrofisiologista no Instituto Max Planck de Psiquiatria na cidade de Munique na Alemanha. A Dra. Ana Paula Costa realizou pós-doutorado no PPGBQA por dois anos e atualmente realiza pós-doutorado na Universidade de Columbia, Estados Unidos.
Atuando no Brasil e com altos índices e potencial de nucleação:
– JOSIANE BUDNI (Doutorado PPGBQA 2012) – Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2013. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq nível 2 desde 2016. A Profa. Josiane estruturou um grupo de pesquisa na UNESC que investiga mecanismos fisiopatológicos da doença de Alzheimer, distúrbios do sono e processos de envelhecimento com modelos animais e estudos com seres humanos. Atua como coordenadora do Curso de Graduação em Biomedicina desde 2016 e já orientou mais de uma dezena de alunos de Mestrado e de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UNESC. Foi contemplada com o Prêmio L’Oréal-ABC-UNESCO Para Mulheres na Ciência 2019.
– PAULO CESAR LOCK SILVEIRA (Doutorado PPGBQA 2013) – É docente na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pesquisador estabelecido e bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq nível 2. Já orientou 17 Dissertações de Mestrado e outras participou como coorientador, e também já orientou 6 Teses de Doutorado. Em 2021 o pesquisador foi agraciado com o primeiro lugar no prêmio Prêmio Inovação Catarinense “Professor Caspar Erich Stemmer”, iniciativa da FAPESC, na categoria “Agente de Inovação”, com a startup Regenera.
– MAICON ROBERTO KVIECINSKI (Doutorado PPGBQA, 2013). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Sul Catarinense (UNISUL), tendo ingressado em 2013, mesmo ano em que iniciou seu doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa em Alergia, Inflamação e Doenças Infecciosas (ALINDI) e já orientou 2 Teses de Doutorados e 5 Dissertações de Mestrado.
– MARIANA APPEL HORT. Foi pós-doutoranda do PPGBQA (2011-2014) trabalhando junto ao grupo Prof. Marcelo Farina . Atualmente é Professora Adjunta II do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Rio Grande, FURG (Ingresso em 2014). Tem um grupo de pesquisa próprio e já orientou 2 Dissertações de Mestrado, com mais 3 em andamento.
– DEBORA KURRLE RIEGER VENSKE (Doutorado PPGBQA, 2014), atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFSC (ingresso em 2016). É coordenadora do Grupo de pesquisa em Neurociência nutricional translacional do CNPq (Translational Nutritional Neuroscience – TNN). Já orientou 3 Dissertações de Mestrado e tem uma orientação em andamento e atualmente está orientando mestrandos e doutorandos.
– KARIM HAHN LUCHMANN (Doutorado PPGBQA, 2012) É Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, desde 2012, orienta alunos de Mestrado e Doutorado. Em 2021 a egressa foi contemplada com financiamento da FAPESC (Edital Universal 12/2020) para desenvolver o projeto “Monitorando o efeito da poluição química em cetáceos: estabelecimento de um conjunto de biomarcadores em pele de boto da tainha Tursiops truncatus gephyreus”.
– DIRLEISE COLLE (Doutorado PPGBQA, 2015) – Professora Adjunta no Departamento de Análises Clínicas da UFSC com ingresso em 2017 e orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC.
– ROBERTA DE PAULA MARTINS (Doutorado PPGBQA 2016) desde 2018 é Professora Adjunta na UFSC, Campus Araranguá e Pesquisadora dos grupos de pesquisa em Bioenergética e Estresse Oxidativo, Biologia Integrativa do Exercício Físico, e Gestão de Riscos e Desastres. Foi recentemente credenciada como docente colaboradora do PPGBQA.
– JADE DE OLIVEIRA (Doutorado PPGBQA, 2015), professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contratada em 2019. Coordenadora do Laboratório de investigação em desordens metabólicas e doenças neurodegenerativas (LABIMN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como principal linha de pesquisa: Doenças metabólicas e o desenvolvimento de neuropatologias.
– CINARA LUDVIG GONÇALVES (Doutorado PPGBQA, 2017). Atualmente é docente na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com ingresso em 2019, e já orientou uma dissertação de Mestrado e está com 1 orientação de Mestrado e 2 Teses de Doutorado em andamento.
– EDUARDO BENEDETTI PARISOTTO (Mestrado PPGBQA em 2011): professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), contratado em 2018. É líder do grupo de pesquisa Imunologia e Hematologia Molecular Aplicada e coorientou duas dissertações e uma tese de doutorado.
– ANGELA CAMILA ORBEM MENEGATTI (Doutorado PPGBQA, 2014), professora adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e contratada em 2018.
– MARISA JADNA SILVA FREDERICO (Doutorado PPBBQA, 2014), Professora Adjunta na Universidade Federal do Ceará – UFC desde 2019. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos – NPDM.
– KARINA BETTEGA FELIPE (Doutorado PPGBQA, 2014), é professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, com contratação em 2017. Atua como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (UFPR). Já possui uma patente registrada.
– MARK WILLIAM LOPES (Doutorado PPGBQA, 2016). É docente no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale de Itajaí (UNIDAVI), tendo ingressado em 2018. Atua também como líder do NPCMed – Núcleo de Pesquisa em Ciências Médicas: investigações em saúde (UNIDAVI). Finalizou uma coorientação de doutorado e apresenta uma produção científica 39 artigos e 625 citações (scopus). Em 2021 a egressa foi contemplado com financiamento da FAPESC (Edital Universal 12/2020) para desenvolver o projeto “Desfechos clínicos e laboratoriais de pacientes recuperados da COVID-19 na microrregião do Alto Vale do Itajaí: correlação entre a predisposição de doenças e cascata inflamatória”.
– ADALBERTO ALVES DE CASTRO (Doutorado PPGBQA, 2013). É professor da Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE) desde 2015. Atua como coordenador do Programa de extensão Reciclando Medicamentos com Consciência desde 2015. É líder de grupo de Pesquisa-CNPq do Núcleo de Estudos Aplicados à Saúde (NEAS), atuando na área de Saúde Coletiva e já concluiu a coorientação de 1 Dissertação de Mestrado. Apresenta uma produção científica de 90 artigos e 1574 citações (scopus).
– AUGUSTO BUCKER (Doutorado PPGBQA, 2014) – Pesquisador do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA); Professor na Pós-Graduação (Mestrado) em Biotecnologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual da Amazônia.
– VIVIAN BINDER NEIS (Doutorado PPGBQA, 2013) – Professora na Sociedade Educacional de Santa Catarina (Uniociesc) de Jaraguá do Sul desde 2018. Durante seu percurso na IESC estruturou projetos de pesquisa e extensão expressivos nos cursos da saúde, que investigam propriedades biológicas e compostos bioativos de produtos naturais. Também estruturou o grupo de pesquisa para avaliação de sintomas depressivos e de ansiedade em acadêmicos. Além disso, participa do programa de Extensão de Automedicação e Descarte Consciente de Medicamentos desde 2018, como professora responsável. Recentemente, o grupo de pesquisa do qual faz parte foi contemplado no edital público para realização do Diagnóstico do Idoso no Município de Jaraguá do Sul. A professora orientou diversos trabalhos de conclusão de curso na Unisociesc.
– LUANA MELLER MANOSSO (Doutorado PPGBQA, 2016). Docente do Curso de Graduação em Nutrição da Faculdade Esucri. Docente convidada dos Cursos de Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional; Fitoterapia aplicada à Nutrição; Nutrição Funcional da Concepção à adolescência – Universidade Cruzeiro do Sul desde 2013, onde orientou várias monografias (Especialização em Fitoterapia aplicada à Nutrição). Autora dos Livros “Nutrição Clínica Funcional – Neurologia” – VP Editora, 2013 e Fitoterapia da digestão ao comportamento alimentar”- VP Editora, 2018. Autora de blog de divulgação científica http://www.nutrircomciencia.com.br/. Já orientou 6 trabalhos de conclusão de curso e especialização. Atualmente é bolsista de Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq – Nível A.
– GUILHERME TOLEDO E SILVA (Pós-doutorado PPGBQA 2015 – 2018). Professor adjunto do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética da UFSC Coordena o Núcleo de Bioinformática e Biologia Computacional do CCB-UFSC. Docente permanente do PPG em Biologia Celular e do Desenvolvimento da UFSC. Já coorientou 4 dissertações de Mestrado e 1 tese de Doutorado e atualmente tem 1 coorientação de doutorado e 3 orientações de Mestrado em andamento. Tem 25 artigos publicados em periódicos indexados. Atua desde 2021 como docente colaborador do PPGBQA.
– DAIANE FATIMA ENGEL (Doutorado pelo PPGBQA, 2016) – Professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde. o ano de 2020. Tem uma produção científica com 23 artigos publicados.
– FERNANDA NEUTZLING KAUFMANN (Doutorado PPGBQA, 2019). Pós-doutorado na Université Laval, CERVO Brain Research Center, Quebec Canadá. Bolsista do Fonds de Recherche du Québec, FRQ, Canadá. Foi agraciada pelo prêmio “Marian Kies Award” da Sociedade Americana de Neuroquímica em 2019, e com menção honrosa pelo Prêmio CAPES de Tese 2020 na área Ciências Biológicas II. Tem artigos publicados como primeira autora em periódicos como PNAS e Neuron. Orientou o trabalho de conclusão de curso do aluno Axel Fogaça Rosado tendo publicado um artigo referente como última autora. Desde 2021 é docente do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Pelotas (substituta).
– FABIANA OURIQUE DA SILVA (Doutorado PPGBQA, 2016, PNPD PPGBQA 2017-2021). Desde 2021 é docente do Permanente do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais.
– FLAVIA LUCENA ZACCHI (Pós-doutorado PPGBQA 2017-2021). Desde 2021 é docente do Permanente do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Egressos atuando no setor privado:
– GABRIELLA MULLER- realizou seu doutorado no PPGBQA com processos de fermentação, fundou a empresa Levteck Tecnologia Viva que atua na qualificação de trabalhadores de cervejarias, gerenciamento e propagação de cepas de leveduras, instalação de laboratórios de microbiologia nas cervejarias, e pesquisa de contaminação.
– FILIPE MARQUES GONÇALVES – atua como Medical Science Liason na farmacêutica Sanofi Genzyme (SP), cargo considerado novo no Brasil e que requer uma formação científica sólida.
– GABRIEL BRAGA OLIVEIRA – assessor científico da empresa Heko Científica, voltada para o comércio e distribuição de produtos e equipamentos para laboratórios.
– PRISCILA GRAZIELA ALVEZ MARTINS (Doutorado PPGBQA, 2015) – Senior Research Scientist empresa Life Length, Colmenar Viejo, Madrid, Espanha. A LifeLength é uma empresa focada na medida do comprimento de telômeros, medicina preventiva, terapias anti-envelhecimento e medicina personalizada.
– DAINA DE LIMA e CLEI ENDRIGO PIAZZA – contratados pelas leis trabalhistas da CLT no projeto de cooperação entre Petrobras e UFSC (Prof. Afonso Celso Dias Bainy) para monitoramento ambiental.