O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração: Bioquímica

Descrição: Bioquímica é a única Área de Concentração do Programa, composta por 3 Linhas de Pesquisa: Biologia Molecular e EstruturalBioquímica Toxicológica e Transdução de Sinais. As linhas de pesquisa contemplam diversos aspectos celulares e moleculares relacionados a fenômenos biológicos, e estão intimamente relacionadas entre si, favorecendo a interação entre os grupos de pesquisa. As linhas de pesquisa do Programa congregam uma diversidade de vocações que estão associadas à Biologia Redox, Bioquímica de Insetos, Genômica e Bioinformática, Biologia Molecular e Estrutural, Bioquímica da Sinalização Celular, Neuroquímica, Neurobiologia, Biologia Mitocondrial, Microbiologia Molecular, Bioquímica da Reprodução, Bioquímica do Câncer, Reposicionamento de Fármacos e Novos Alvos Terapêuticos.


Linhas de pesquisa: 

i) Biologia Molecular e Estrutural
Descrição: Nesta linha de pesquisa são estudados os mecanismos de controle de expressão de genes e suas respectivas proteínas, objetivando a correlação entre sua expressão, sequência e/ou estrutura molecular e a atividade biológica. As abordagens experimentais envolvem clonagem e expressão de genes visando análises estruturais, purificação, cristalização e análise estrutural de proteínas, análise da expressão gênica, modificação genética incluindo a engenharia genômica, metagênese sitio-dirigida, análise genômica e transcripcional.
Pesquisadores: Afonso Celso Dias Bainy, Alfeu Zanotto Filho, Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk, Carlos Peres Silva e Hernán Fransisco Terenzi, Guilherme Razzera.

ii) Bioquímica Toxicológica
Descrição: Nesta linha de pesquisa são estudados os efeitos de diversos xenobióticos sobre parâmetros bioquímicos, morfológicos e comportamentais, utilizando mamíferos (principalmente roedores), peixes, moluscos e crustáceos como modelos experimentais. São avaliados os efeitos da exposição aos xenobióticos sobre vários parâmetros bioquímicos de diversos tecidos ex vivo e in vivo, além de estudos in vitro. Os principais parâmetros bioquímicos avaliados são a atividade de enzimas, expressão de proteínas e os níveis de moléculas de baixo peso molecular (principalmente marcadores de dano). Nesta linha, são enfatizados os estudos dos mecanismos moleculares de toxicidade, caracterização de biomarcadores de toxicidade e investigação de potenciais agentes terapêuticos contra efeitos deletérios de xenobióticos. Uma grande ênfase é dada ao estresse oxidativo induzido por toxicantes, assim como ao potencial efeito benéfico de compostos antioxidantes.
Pesquisadores: Afonso Celso Dias Bainy, Alcir Luiz Dafré, Alfeu Zanotto Filho, Alexandra Susana Latini, Andreza Fabro de Bem, Marcelo Farina e Rozangela Curi Pedrosa.

iii) Transdução de Sinais
Descrição: Nesta linha de pesquisa são abordados os mecanismos de transdução de sinais de diferentes mediadores endógenos e exógenos como hormônios, vitaminas, neurotransmissores, compostos naturais, análogos, metabólitos, fármacos e fitofármacos que possam estar envolvidos em diferentes processos fisiopatológicos. São estudados os efeitos em modelos experimentais in vivo e ex vivo, principalmente em roedores e em modelos in vitro com órgãos inteiros, fatias, células isoladas, cultura de células primárias e linhagens celulares, bem como, o estudo de atividades de enzimas in vitro e estudos de ligação ligante-receptor em sistemas de membranas.
Pesquisadores: Alex Rafacho, Ana Lúcia Severo Rodrigues, Ariane Zamoner Pacheco de Souza, Carla Inês Tasca, Fátima Regina Mena Barreto Silva, Manuella Pinto Kaster, Margarete Dulce Bagatini, Rodrigo Bainy Leal.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.