Fátima Regina Mena Barreto Silva

Laboratório de Hormônios & Transdução de Sinais
Laboratório de Eletrofisiologia & Patch Clamp (NUBIOCEL)

Graduada em Química na Universidade Católica de Pelotas, RS; Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado na Université de CAEN, Normandia, França. Ex-bolsista do Japão, Tóquio (JICA); ”Visiting Scientist” na University of California, Riverside, UCR USA (em 2000 e 2002); Enseignant-Chercheur Etranger na Université de CAEN (2018- atual). Professora Titular do Departamento de Bioquímica da UFSC e docente permanente do PPGBQA desde 2008,  pesquisadora de produtividade em pesquisa do CNPq 1D (farmácia).

Atuação em Cooperações Internacionais envolvendo projetos e alunos de pós-graduação: UCR/USA, UNICAEN e Sorbonne Universités/França, De Monfort University/UK, Universidade Nacional da Colômbia/Colômbia, University of Guelph/Canada. https://livedna.org/55.6358

“Linha de pesquisa voltada para a sinalização celular de hormônios, compostos naturais, sintéticos e xenobióticos em processos fisiopatológicos da função reprodutiva masculina e da diabetes”

Disciplinas no PPGBQA:
a) Atualizações em técnicas de biologia molecular
b) Esteróides I e II

Projetos em andamento:
a) Estudo do efeito e do mecanismo de ação de produtos naturais, hormônios, vitaminas, análogos e metabólitos em sistemas biológicos in vivo e in vitro.
b) Estudo do efeito e do mecanismo de ação de novos compostos inéditos derivativos de chalconas de interesse para a terapia antidiabética.
c) Impacto endócrino de compostos naturais, sintéticos, endógenos e de xenobióticos na diabetes e na infertilidade.

Produções de Destaque:

Pyriproxyfen induces intracellular calcium overload and alters antioxidant defenses in Danio rerio testis that may influence ongoing spermatogenesis. Environmental Pollution, v. 270, p. 116055, 2021.

Dibutyl phthalate rapidly alters calcium homeostasis in the gills of Danio rerio. Chemosphere, v. 258, p. 127408-127419, 2020.

Insulin stimulus-secretion coupling is triggered by a novel thiazolidinedione/sulfonylurea hybrid in rat pancreatic islets. Journal of Cellular Physiology v. 234, p. 509-520, 2018.

Sulfonyl(thio)urea derivative induction of insulin secretion is mediated by potassium, calcium, and sodium channel signal transduction. Journal of Cellular Physiology v. 234, p. 10138-10147, 2018.