Tese selecionada para representar o PPGBQA no Prêmio CAPES de Tese de 2021

12/05/2021 20:36

O PPGBQA selecionou a tese “IMPACTO DE POLUENTES EMERGENTES DA ÁGUA NO METABOLISMO ENERGÉTICO, NAS DEFESAS ANTIOXIDANTES E NO INFLUXO DE CÁLCIO NO TESTÍCULO DE RATO (Rattus norvegicus) E DE PEIXE (Danio rerio)“, da Dra. Vanessa Staldoni de Oliveira para representar o Programa no Prêmio Capes de Tese 2021. 

A tese foi orientada pela Profa. Dra. Fátima Regina Mena Barreto Silva e co-orientada pelo egresso do PPGBQA Dr. Allisson Jhonatan Gomes Castro e analisou os efeitos de poluentes emergentes da água nas funções reprodutivas em ratos e peixes.

Análises metabólicas e morfológicas nos testículos mostraram que tanto os compostos presentes no efluente da indústria de papel e celulose, quanto o larvicida piriproxifeno, têm o potencial de afetar a progressão normal da espermatogênese. Assim, esse estudo aponta que poluentes comumente presentes nos corpos d’água possuem o potencial de desregular mecanismos importantes para a fertilidade masculina. 

O principal artigo da tese “Pyriproxyfen induces intracellular calcium overload and alters antioxidant defenses in Danio rerio testis that may influence ongoing spermatogenesis” foi publicado na revista Environmental Pollution (fator de impacto 6,5) em 2021.