Atividade de extensão no projeto “Jovens Cientistas – Respirando Ciências”

27/03/2023 14:32

No dia 8 de março de 2023 o discente de Doutorado Gustavo Henrique Pereira Gonçalves, orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Alves de Almeida participou do projeto “Jovens Cientistas – Respirando Ciências”. A ação foi realizada na Escola Barão do Rio Branco no município de Blumenau, com turmas da pré-escola 5 (5 anos de idade). O objetivo do projeto, coordenado pelo Prof. Otto Rodolfo Sasse, é apresentar para os estudantes a atuação de “jovens cientistas/pesquisadores” de diversas áreas. Gustavo, pesquisador da área de Ecotoxicologia, utilizou slides e material da coleção zoológica da FURB (girinos e rãs-adultas fixados) para apresentar as características e fases de desenvolvimento de anfíbios anuros, bem como os efeitos dos agrotóxicos nestes animais.

“O desafio maior foi abordar a complexidade da EcoTox em uma linguagem acessível para estudantes de 5 anos. Mas me surpreenderam de maneira positiva, foi incrível a quantidade de perguntas e relatos sobre os “efeitos dos venenos (agrotóxicos) nos animais”, principalmente a habilidade de relacionar com o dia-dia. O que me chamou mais atenção foi a capacidade de comunicação e participação na atividade, bem como o quanto são curiosos nesta idade
Gustavo Henrique Pereira Gonçalves (Doutorando PPGBQA)