Novo estudo publicado na revista Molecular Psychiatry

17/08/2021 20:16

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no periódico internacional Molecular Psychiatry, do grupo Nature, pode ajudar na compreensão da neurobiologia de transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático.

O trabalho “The ERK phosphorylation levels in the amygdala predict anxiety symptoms in humans and MEK/ERK inhibition dissociates innate and learned defensive behaviors in rats” de autoria da Dra. Cristiane Ribeiro de Carvalho do PPG Neurociências é parte de um projeto coordenado pelo Prof. Dr. Roger Walz (PPG Neurociências e Ciências Médicas) e teve a colaboração do egresso do PPGBQA Mark W. Lopes, dos professores Alexandra Latini e Rodrigo Bainy Leal, além de colaboradores do PPG Neurociências, Farmacologia, Ciências Médicas da UFSC e colaboradores internacionais.

O trabalho avaliou amostras de pacientes e ratos para demonstrar que o estado de fosforilação das proteínas ERK1,2 na amígdala é capaz de predizer sintomas de ansiedade. Além disso, a proteína ERK1,2 na porção basolateral da amígdala foi necessária para a expressão do comportamento defensivo aprendido, mas não inato, em ratos. As descobertas podem auxiliar na compreensão da neurobiologia de transtornos psiquiátricos de alta prevalência como transtornos de ansiedade e estresse pós-traumático.

Para ler o artigo na íntegra acesse: C. R. de Carvalho et al., 2021
Mais detalhes podem ser encontrados ainda na matéria publicada pela Agecom/UFSC.