Doutorado
Forma de ingresso
As seleções são realizadas periodicamente, sendo os critérios definidos nos Editais de Seleção aprovados pelo colegiado delegado do programa e divulgados na página do Programa. O programa de pós-graduação poderá admitir candidatos portadores de diplomas de cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, em caso de graduação no exterior, mediante o reconhecimento do diploma apresentado pelo Colegiado Delegado. O processo seletivo inclui uma avaliação do CV, defesa do projeto de pesquisa e entrevista com a comissão de seleção. O programa não garante bolsa de estudos aos alunos aprovados.
Por indicação do professor orientador e com a aprovação do colegiado delegado poderá ser admitido ao curso de doutorado o candidato que não possui título formal de mestre, desde que atenda o disposto a seguir:
§ 1.º comprovar o desenvolvimento de atividades de pesquisa, de maneira regular, nos últimos 3 (três) anos;
§ 2.º ter publicado ou ter o aceite de pelo menos 2 trabalhos científicos, como primeiro autor, nos últimos 3 (três) anos em revista de circulação internacional indexada no ISI e de comprovada relevância para a área do programa;
§ 3.º ter sido aprovado no exame de seleção para doutorado.
De acordo com a política de ações afirmativas 20% das vagas são asseguradas para candidatos (as) negros (pretos e pardos), pertencente a comunidades Indígenas ou Quilombolas, beneficiários (as) do Programa Universidade para Todos (PROUNI) do governo federal, beneficiário (a) de bolsa de estudo voltada a estudantes de graduação da rede pública de ensino superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, 10% das vagas são asseguradas para candidatos (as) com deficiência, com base nas categorias discriminadas no Decreto no 3.298/99, em seus Arts. 3° e 4° (com a redação dada pelo Decreto no 5.296/04), e no Art.2° da Lei no 13.146/15.
Outras informações podem ser obtidas através do e-mail ppgbqa@contato.ufsc.br
Estrutura do curso
O curso de doutorado terá carga horária mínima de 48 (quarenta e oito) créditos, sendo 12 (doze) créditos da defesa da tese. Dos 36 créditos em disciplinas, 04 devem ser obrigatoriamente vinculados às seguintes disciplinas Seminários III (02 créditos) e Seminários IV (02 créditos). Aos alunos que não estiverem matriculados em disciplinas deverão obrigatoriamente efetuar a matrícula na disciplina de vínculo Elaboração de Tese, sob pena de desligamento do programa. Os alunos que possuem bolsa CAPES devem cursar a disciplina “Estágio de Docência”, de acordo com a regulamentação da CAPES.
Será exigida a comprovação de proficiência em línguas estrangeiras, sendo uma língua para o mestrado e duas línguas para o doutorado, observadas as peculiaridades dos cursos e conforme previsto no regimento do programa, podendo ocorrer no ato da primeira matrícula no curso ou ao longo do primeiro ano acadêmico.
Para maiores informações, os interessados devem consultar as Resoluções e o Regimento do Programa, encontrados na parte de “legislação” desse site.